Entrevista com Alex Barbosa Lino






  Sou Alex Barbosa Lino, mais conhecido como Alex BL, autor de “Toques Invisíveis”, o meu primeiro livro, e apaixonado por criar histórias.
  Quando eu era criança, escrevia em um caderninho, depositava toda a minha imaginação ali, e isso era praticamente uma terapia. O gosto pela escrita vem desde pequeno (como pode perceber), e foi no ano de 2013 que decidi escrever um livro de verdade. Tirei um texto de um de meus cadernos, transformei menos de 30 páginas em aproximadamente 200 páginas, e tive uma sensação incrível ao terminar a obra.
  A publicação do livro demorou porque procurei aprimorar meus conhecimentos com profissionais da área. Recorri a várias pessoas experientes, aprendi bastante coisa, tentei colocar mais ideias no papel nesse meio tempo, e no ano de 2016, consegui a realização de publicar meu primeiro trabalho como escritor.

Minhas redes sociais são estas: ↓↓↓
FACEBOOK: 👍ALEX BARBOSA LINO👍
https://www.facebook.com/alex.barbosalino
INSTAGRAM: 📷@ALEXBARBOSALINO📷
https://www.instagram.com/alexbarbosalino
SNAPCHAT: 👻ALEXBLOFICIAL👻
WATTPAD: @LXAlexBL

 Fizemos algumas perguntas para o Alex afim de descobrirmos mais sobre ele, suas opiniões e quais seus planos literários para o próximo ano!

  1   Como você iniciou sua carreira de escritor (a), o que te impulsionou nesse mundo?

Escrever sempre foi uma forma de eu expressar minhas ideias. A minha imaginação é muito fértil, estou sempre tendo ideias para histórias, textos, contos… E isso foi se tornando hábito. Não lembro exatamente o que ocasionou isso, o que me fez ter o gosto pela escrita, mas acredito que contar histórias seja uma forma de viajar para uma outra dimensão, a um lugar que transmite várias sensações.
O que me impulsionou a seguir carreira foi mais um incentivo, na verdade. Minha ex-professora do primeiro ano do ensino fundamental colocou na minha cabeça que eu tinha potencial e que eu poderia colocar todas as minhas ideias no papel. Nos encontramos no ensino médio, eu estava no terceiro ano, me preparando para a faculdade, e coincidentemente ela começou a trabalhar no mesmo colégio onde eu estudava. Foi justamente ela que me propôs a escrever “Toques Invisíveis”, publicar e levar a história para a prateleira de muitas pessoas.

    2 Sua família te apoia? Como que eles te enxergam nesse meio?

Minha família me apoia, eles sempre acreditaram (e ainda acreditam) no meu potencial. Quando lancei meu livro, eles estiveram presentes em alguns eventos, sempre na maior empolgação, e tendo aquele sentimento de alegria por ter um escritor na família.

3  Como é sua relação com seus leitores, você se mostra dinâmico (a) enquanto a eles?

Sempre procurei ter algum vínculo com os meus leitores. No wattpad, conseguimos manter contato, mas eu queria mais que isso. Depois de um tempo, passei a usar as redes sociais pra divulgar meu livro, e quando tive contato com alguns leitores pessoalmente, decidi abrir uma conta no snapchat pra ter mais proximidade. Confesso que não tinha conhecimento sobre o aplicativo, mas acabei aprendendo e viciando (risos). Enfim… Hoje, utilizo bastante o facebook, o instagram, tento manter um contato diário e sempre procuro trazer novidades pra eles. Felizmente, somos próximos e tento atender a todos.

4 4 Qual sua primeira obra? O que te levou a desenvolver uma história como essa?

Minha primeira obra foi “Toques Invisíveis”.
Eu sempre quis escrever uma história sendo narrada por um personagem masculino, com uma perspectiva mais romântica da vida e das coisas. Quando assisti ao filme “16 luas”, vi que o personagem principal (Ethan Wate) é um garoto. Depois descobri que o filme é uma adaptação. Fiquei feliz pela descoberta e isso me inspirou a escrever “Toques Invisíveis”, porque aconteceu tudo muito rápido: recebi o convite pra escrever uma história, assisti ao filme “16 luas”, conheci o livro e a ideia foi fluindo.

5  5  O que diria para seus fãs, leitores que estão lendo essa entrevista?

Tenho gratidão por tudo que eles me proporcionam, por acreditarem no meu potencial, por me acompanharem… e também quero dizer que vocês me inspiram.
Sempre serei grato. E podem ter certeza que muitas histórias ainda virão, e muitas novidades, claro.

6  6  Tem planos para o próximo ano? Nos conte um pouco deles.
Ainda estou planejando, participando de algumas conversas e criando projetos, nada certo ainda. Mas para este ano vou continuar focado na história que está disponível no wattpad, “Confissões de uma família (quase) perfeita!”, e preparar uma outra pra postar na plataforma. Quero sanar as expectativas do pessoal e fazer a galera ter várias sensações. Estamos aí pra isso (risos).

 7  De onde vem tanta inspiração na construção de suas histórias, de uma música, filme ou série?

Geralmente, a inspiração vem de algum filme ou livro, mas não consigo ser fiel ao autor, gosto de ter ele como referência pro meu eu e colocar outras coisas no papel. É meio que automático, pego situações do meu dia a dia, junto com a mente do autor e tudo vai fluindo. Quando percebo, a história está completamente diferente do livro, do filme, e sinto que está do jeito que eu queria.
Ao escrever, costumo ouvir músicas como trilha sonora para cada trecho, e dependendo do momento, pode até tocar um som agitado, ou até mesmo calmo.

8   8 Qual sua opinião sobre a literatura brasileira? Se importa de destacar seu ponto de vista?

Acredito que a literatura brasileira está evoluindo. Poucas pessoas enxergam isso, mas a nossa realidade quanto a escritores está mudando. As pessoas precisam acreditar mais em si e colocar no papel suas ideias. Escrever pode parecer algo difícil, mas pra algumas pessoas não é, e se torna algo bom, prazeroso. É preciso ter confiança, persistir e mostrar que essa realidade é outra. Uma das razões que estão fazendo o pessoal ler mais é o aplicativo wattpad, que oferece várias histórias, e isso é algo que ajuda bastante, tanto os autores quanto os leitores.


Aqui a baixo vou deixar as capas dos livros do Alex para o nosso momento de divulgação, espero que tenham gostado da nossa entrevista e continue acompanhando o nosso trabalho e o Alex, um escritor nacional que vem com tudo ai na nossa atual realidade literária






2 comentários: