Entrevista com Nana Calimeris

                                                         foto de: Kleberson Gomes

Ela que já lançou vários livros e o que mais ganhou destaque com seu livro Biblioteca de Alexandria, ela que possui uma personalidade culta e muito requintada, além de ser uma ótima escritora do wattpad, vem fazendo sucesso atualmente conquistando ai a massa de leitores com realismo fantástico e romances viciantes. É com prazer que inicio uma entrevista com ela Georgiana ou melhor Nana Calimeris, com algumas perguntas voltadas sobre suas opiniões literárias.

1) Então Georgiana como surgiu essa ideia de ser uma escritora, a escrita já fazia parte de uma de suas paixões?

Quando eu era muito nova, eu me sentia solitária e parecia carregar a dor do mundo na alma. Foi uma tentativa de aliviar a dor da depressão durante a adolescência. 

2) Quais são suas inspirações quando você escreve, como você constrói essas historias maravilhosas sem ser comparadas a clichês e outras tão comuns que lemos por ai?

Quando eu tinha 20 anos, eu tinha um amigo que me dizia: Todas as histórias já foram escritas. Pode se ver isso no mito do herói do Campbell. De um modo geral, tudo é inspiração. São os elementos do cotidiano que me permitem criar as histórias. No entanto, muitas delas vem de sonhos inteiros.  

3) E sua família, ela te apoia nesse seu talento na escrita? Pois temos muitos escritores iniciantes ainda jovens onde a família muito das vezes não os apoiam causando assim uma sensação de impotência por parte deles já que não tem aquele  incentivo inicial familiar.

Então, não tem como pular esta pergunta? Não, nunca tive apoio. Bati muito a cabeça por conta disso. Meu pai me disse que eu nunca ganharia dinheiro com isso. Ironicamente, meu livro A biblioteca de Alexandria está sendo vendido. É horrível quando isso acontece porque a alma está gritando: Segue o seu caminho e confia e do outro lado, a gente quer agradar as pessoas que a gente ama. Fica esta dualidade. Durante anos, eu me debati com isso, de querer ser o orgulho dos meus pais. Fracassei miseravelmente nisso. Ano passado, comecei a conversar com uma pessoa, que me mostrou que a visão do meu pai era a melhor que ele tinha e, de certa forma, libertou-se e assumi o lado escritora com vontade.

4) O que você acha da publicação independente? Você concorda com esse novo estilo de publicação que os autores estão optando, aproximando assim o leitor do escritor?

Venho de um tempo em que a gente não tinha opção para ficar conhecido. Ou você mandava para as grandes e rezava para qualquer Deus, acendia vela preta ali na esquina ou sua obra morgava no limbo para todo o sempre. O advento da internet propiciou que excelentes autores surgissem. Vejo como algo muito positivo. Pessoas que antes morreriam em empregos miseráveis e odioso podendo sair do armário e viver o sonho porque isso é possível. É maravilhoso, não? Todo autor deve estar próximo do seu leitor, famoso ou não. Afinal, nós crescemos e nos tornamos visíveis no mercado por conta dos leitores. Eles sempre devem ser respeitados. 

5) Georgiana ou melhor Nana, você tem ideia do sucesso que seus livros estão fazendo no wattpad e o que você mais gosta de passar para o leitor, quando você escreve um romance ou qualquer outro gênero, você acredita que pode proporcionar novas perspectivas ao leitor através de seus livros.? 

No wattpad, eu sou verdadeiro fracasso. Floppada até o talo da alma. Considero sucesso o que tenho com A biblioteca de Alexandria, que é um livro que tem tido um retorno bastante interessante e está à venda já. As duas primeiras capas serão exclusivas: a dessa e a da próxima edição. Depois, farei a capa definitiva. O livro conta a história de uma moça de 24 anos, não tem amor eterno aos 16 anos de idade, que é uma coisa que me incomoda sobremaneira nos livros da atualidade. O irônico é que quando eu tinha 15 anos, lia livros com protagonistas que tinham a minha idade e estavam em aventuras pelo mundo. Agora, a minha faixa etária está relegada a um plano senil. Estamos regredindo e nos tornando infantilizados? Não sei dizer. No entanto, isso me deixa muito intrigada e desgostosa. Aliás, os livros com mulheres da minha idade são eróticos e não sobre aventureiras desbravando o mundo. 
Sim, gosto de pensar que trago coisas interessantes. Na Biblioteca de Alexandria, falo de depressão e pânico e já tive uma resenha surpreendente falando que descrevi bem o que significa ter estes transtornos. 


Contatos: Facebook: Nana Calimeris

Queremos agradecer imensamente a você Nana por ter se disponibilizado a responder nossas perguntas e continuaremos acompanhando seu trabalho e atualizando nossos seguidores.  


2 comentários:

  1. Muito obrigada pelo carinho! Sucesso para vocês! <3

    ResponderExcluir
  2. Olá! Em primeiro lugar quero parabenizar a iniciativa do blog, dizer que estou muito contente com a iniciativa de dar mais visibilidade aos autores nacionais e também compartilhar a sensação maravilhosa que tive lendo esta entrevista. Simplesmente inspiradora para qualquer autor, iniciante ou não, dividindo entre seguir o seu sonho de ser escritor (a) ou apenas trabalhar para sobreviver. É verdade que são raros os autores que conseguem viver dos direitos autorais das suas obras e que nós autores (incluo-me entre eles apesar de ainda não ter uma obra física publicada) estamos tendo, com o advento da internet e de plataformas de publicação, citando Wattpad e Amazon, a oportunidade de escrevermos e também de, por outro lado, incentivarmos o hábito da leitura. Pode parecer trabalho de formiguinha, mas valerá muitíssimo a pena no final das contas porque muitos leitores ainda surgirão, muitos autores brilhantes já foram, estão sendo e ainda serão reconhecidos graças ao Wattpad e espero que este número cresça, que muitos escritores encontrem seu público, que muitas pessoas se descubram ou redescubram leitoras, que as palavras possam transformar vidas.
    Sucesso para o blog e para o projeto no Wattpad. Continuem assim! <3

    ResponderExcluir